Vanda Maria da Silva de Vargas - O voo da baleia
Poesia a qualquer tempo
Máscara,
Mas cara!
Mascará
Mascarará
A máscara
Mais cara
Para mascarar
A cara
O poema acima abre O voo da baleia, e abre o coração da poeta Vanda Vargas. Poema incisivo, contundente, belo. (A máscara). Livro marcante já anunciado pelo título. Provocante.
De outra parte a poeta é a mulher a cantar o amor, doa-se incondicionalmente: (Tu em Nós)
Estou aqui ainda
Porque tu estás
Não poderia viver por tanto tempo
Sem tua presença mesmo em outro lugar
Nunca estiveste ausente
Como poderia ficar uma eternidade se me faltasses
Te amo para todo o sempre
Sabes que somente posso te dar amor
E chegarei ao final também
Se não existires mais
Qual fênix, a mulher também ergue-se das cinzas desamorosas, sobrevive: (Conquista).
Preciso do meu sangue
Para lavar a alma das dores
Que me causei
Preciso para reviver
Ser livre, voar céus
De outras plagas
Como a águia
Que no tormento e na dor
Se renova a vida
E então segue-lhe o curso
Existir e viver talvez
Em outro mundo
Vanda Vargas é o melhor exemplo de que todos os tempos e idades são propícias ao amor e à publicação do primeiro livro. Traz na experiência das décadas todo seu fulgor e brilho de verso bem acabado, singular e marcante.Vanda Maria da Silva de Vargas é natural de Montenegro/RS, e reside há bastante tempo em Porto Alegre. Nasceu em em 25 de junho de 1948. Foi aspirante das Missionárias dos Pobres da Congregação de São João Calábria em Porto Alegre, como diz: “onde nasceu minha alma.” Antes residiu em Santiago, Ijuí, Santo Cristo Cursou o ginásio no Instituto Santa Luzia e iniciou curso normal na Escola Maria Imaculada. Concluiu o curso em Montenegro na Escola Normal Jacob Renner. Cursei Estudos Sociais na URI, de Santiago; História, em Santa Rosa, na Faculdade Dom Bosco. Interrompi Mestrado em História da Cultura na PUC, Porto Alegre. Pós-graduou-se em Orientação Educacional, na UNIJUÍ. Foi Professora Estadual por 38 anos, uma experiência marcante em sua vida. Sempre foi apaixonada pela alfabetização construtivista e libertadora. Mesmo aposentada é atuante em seu sindicato, o CPERS, por adorar política, por ela significar a magia do bem fazer para todos. Ama música e brinca com violino, com violão e teclado. Confecciona moldes de rostos e suas máscaras. Lê e escreve poemas até a madrugada. O voo da baleia é seu primeiro, de uma série, pois escrever é uma de suas grandes paixões. Igualmente participa da antologia Poetas pela paz e justiça social, ambas publicações pela Editora Alcance.
Conteúdo da aba
Vanessa de Souza Abreu - O Guardião
Uma das riquezas de uma obra literária é a capacidade que ela possui de transportar o leitor para novas dimensões. O Guardião, de Vanessa de Souza Abreu, nos transporta para o cotidiano de duas famílias, cujas realidades são completamente antagônicas. Essa expressiva diferença não impedirá que seus destinos sejam marcados por uma surpreendente coincidência. O que poderia haver em comum entre os distintos mundos de Hinuari e Hinata? Nossas protagonistas serão conduzidas a uma experiência única. Com elas, o leitor também visitará um mundo no qual fantasia e realidade são duas linhas que se cruzam sutil e delicadamente. E seus pontos de interseção revelam sentimentos, valores, dons e capacidades que podem ser reconhecidos desde o mais longínquo dos mundos, até a mais profunda dimensão da alma humana. O Guardião é uma leitura imperdível para leitores que gostam de aventura, de romance, e, principalmente, de novas descobertas. Além de prazerosa, sua leitura nos proporciona momentos inesquecíveis ao lado de personagens ricas em sensibilidade, tradições, coragem e determinação.
Cleveri DantasConteúdo da aba
Vanessa Hamerski - Refúgio Cristalino
“Um dia, você estará numa cama de hospital e arrepender-se-á amargamente pelo anterior feito. Pensará: por que o fiz, por que não o fiz? Verá que sempre tentou entender a vida, dar algum sentido, de algum modo. Até chegar a um ponto, no seu último suspiro, em que não mais refletirá sobre seu antes, não terá mais ódio de outrem, nem temor algum, não mais tentará dar um porquê a tudo. Nesse estágio, então, é que atingirá a paz em sua máxima plenitude. Pois, nesse exato momento, perceberá a beleza do sentido da vida, que é, justamente, não fazer sentido algum.”Conteúdo da aba
Verena Backes - O Cão Astronauta
Autora de livros de poemas e prosa, agora Verena Backes nos brinda com seu novo talento: a literatura infantil.Em Ovatsug – O cão astronauta, primeiro volume de uma série, coloca sua imaginação no mundo sideral, onde seu cãozinho vive histórias interessantes ao visitar com seu grupo de amigos um lugar longinquo e desconhecido.
Levam e trazem ensinamentos como lições de preservação da natureza, sustentabilidade e convivência pacífica entre povos e planetas.
Rossyr Berny – EditorConteúdo da aba
Vitor Hugo Berenhauser de Aguiar e Mariana de Aguiar Scherer - Karup: O planeta que não resistiu
O livro infantil ‘Karup” nasceu do amor entre um avô (no Brasil – escrevendo) e sua neta (nos Estados Unidos – fazendo as ilustrações). Mesmo distantes, nos contatos por e-mail e skype, o livro foi criando forma. É um texto surpreendente, pois mostra às crianças como proteger o planeta contra a destruição causada pela poluição. Alcir Nicolau PereiraConteúdo da aba
