INÍCIO INSTITUCIONAL ROSSYR BERNY DÚVIDAS FREQUENTES CONTATO
   início
 
Fones            
WhatsApp (51) 98535-3970 - Oi
(51) 98537-0000 - Oi
(51) 99103.3566 - Claro
(51) 99669-0908 - Vivo
(51) 9823-7038 - Tim
Detalhes do Ttulo
Orelha 1 Contracapa Prefcio Apresentao O Autor Album de Fotos
 
Ttulo :Raça Ideal na linha do tempo - 80 anos
Autor :Elma Sant´Ana
 
"Há três coisas que o homem deveria fazer para tornar sua vida completa: plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro.” Esta frase, atribui-se ao poeta cubano José Martí. Árvores, plantei várias. Algumas vingaram, outras não. Filhos, tenho três. Dois de criação – Érico e Roger – e um de gestação – Pedro. Todos três filhos do coração. Escrever um livro, isso não. De momento contento-me em escrever esta introdução.

Tenho a grata satisfação em presidir a Associação Brasileira de Criadores de Ideal, no momento em que a raça comemora esta data tão significativa e chega ao apogeu dos seus oitenta anos, renovada, moderna, pronta para encarar o futuro. A ideia de publicar um livro comemorativo surgiu no ano de 2013 quando percebemos a importante data que se aproximava. A intenção era contar um pouco da trajetória dos criadores nesses 80 anos, mostrando como surgiu a raça dentro de cada propriedade, as origens, a história dos antepassados, o cotidiano do homem que vive e trabalha no campo, os cuidados com a ovelha e o que ela representa dentro de cada criatório.

Para contar um pouco dessa história procuramos alguém que também possuísse uma alma campeira. A escritora Elma Sant`Ana foi escolhida para realizar este trabalho, juntamente com o fotógrafo José Carlos Longhi que juntos viajaram mais de 10.000 quilômetros, visitando as propriedades, entrevistando os criadores e acompanhando o trato dado aos ovinos.

RAÇA IDEAL NA LINHA DO TEMPO – 80 ANOS é uma obra que aborda a ovinocultura como atividade econômica, mostra a rotina diária do homem do campo, as instalações rurais, o manejo e também todo o potencial da ovelha Ideal, que produz uma lã fina de qualidade e uma carne de sabor inigualável, usada no preparo de pratos da culinária campeira, no tradicional churrasco gaúcho, mas que também atende os mais renomados chefs na elaboração de requintados pratos da gastronomia internacional.

Hoje, sinto-me feliz e realizada ao contemplar esta obra que conta um pouco da trajetória daqueles que fizeram a história da Raça Ideal nestes 80 anos. Esta obra é dedicada a todos que ajudaram a construir essa caminhada, desde sua entrada nos campos da Nova Aurora, propriedade de Eustaquio Ormazabal – “o grande responsável” – até os mais jovens criadores.

Como forma de homenagem, dedico esta obra a três grandes homens que foram meus maiores incentivadores: Jorge Fleck Paixão, Francisco Jorge Bofill e Fernando Rodrigues Affonso. Três amigos que desempenharam papéis importantes em minha vida. O primeiro, técnico e criador de Ideal, iniciou-me nos trabalhos associativistas; o segundo, técnico, pesquisador, historiador e criador fez-me acreditar que com boa vontade tudo é possível; o terceiro, que não criava Ideal mas era um apaixonado pela ovinocultura, um amigo que embarcava comigo em todos os meus sonhos.

Três amigos que, se estivessem conosco, estariam prefaciando este livro. Três amigos que se foram muito cedo mas deixaram um belo legado, amigos em quem eu me inspiro e emocionada escrevo estas palavras.

Esta obra também é dedicada aos tratadores, homens do campo que, com suas mãos calejadas, abrem com delicadeza o velo, como numa reverência ao animal. Segundo um amigo muito querido, José Newton Gutierres Gonçalves, deveria ser a ovelha – ao invés da pomba –o símbolo da paz.

Finalizando, agradeço a Deus por fazer parte dessa família. Assim como plantei árvores, também plantei sementes. Ficarei na espera dos frutos. Esperarei agora pela outra parte da história, a que será escrita pelos nossos filhos e netos. Se Deus me conceder essa graça, espero ler essa outra história que a trajetória ao longo dos anos na linha do tempo da Ideal será contada.

Se para o poeta minha vida não é completa, o que posso dizer? Que me desculpe o poeta mas não existe uma vida completa. Existe uma vida que se renova a cada dia e existem dias que parecem completos. Hoje parece ser um desses dias, simplesmente parece.

 
Editora Alcance LTDA Fones         Facebook
Rua Bororó, 5 - Vila Assunção OI: (51) 98535-3970 - WhatsApp Flickr
Porto Alegre - RS OI: (51) 98537-0000 Formspring me
CEP: 91900-540 Claro: (51) 99103-3566 Orkut
E-mail: contato@editoraalcance.com.br Vivo: (51) 99669-0908 Twitter
  Tim: (51) 98233-7038 You Tube
     
Área Restrita    E-mail Powered by Akita Informática