INÍCIO INSTITUCIONAL ROSSYR BERNY DÚVIDAS FREQUENTES CONTATO
   início
 
 
WhatsApp: 51-985.353.970 - Oi
51-985.370.000 - Oi
51-998.237.038 - Tim
51-996.690.908 - Vivo
51-991.033.566 - Claro
 
 
 
 
Autores
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Elisete de Oliveira
Elisete de Oliveira nasceu em Rodeio Bonito e, com menos de dois anos, muda-se com a família para a Capital. Seus pais buscavam sonhos maiores de trabalho, novos desafios, trazendo boas lembranças da pequena e bonita cidade interiorana do Rio Grande do Sul. Não foi sem sustos e surpresas que encarou a metrópole porto-alegrense, mas a ambientação positiva aconteceu logo. Seus sonhos bons eram maiores ainda e precisava realizá-los. Entre eles, estudar, ser feliz. O dom de escrever ainda não fazia parte de suas expectativas: Chegou-lhe há poucos anos, mas de maneira forte, incontrolável. Então aconteceu Coroa de Luzius – O mundo submisso, um longo romance com histórias fantásticas e enredo que nos leva a uma agradável leitura. Elisete de Oliveira é Formada em Administração Hospitalar pela ETS e atualmente cursa Pedagogia na Faculdade Porto-Alegrense. Além de firmar-se ainda mais na profissão, deseja igualmente continuar na escrita de novos livros.
Elma Sant´Ana
Elma Sant´Ana nasceu em Triunfo/RS. Geógrafa e Pós-Graduada em Ecologia Humana e Pós-Graduada em Folclore. É autora de 29 livros publicados nas áreas de pesquisa de folclore, história, biografia, entre eles: “A Mulher na Guerra dos Farrapos”, “Menotti, o filho gaúcho de Anita e Garibaldi”, “Minha Amada Maria - Cartas dos Mucker”, “As Parteiras”, “Benzedeiras e Benzeduras”, “Garibaldi em São José do Norte. A luta pelo porto”, entre outros. Idealizadora e presidente do Instituto Anita Garibaldi. É palestrante sobre a Cultura Gaúcha, em especial sobre a temática garibaldina. Conferencista sobre políticas culturais nos municípios do Rio Grande do Sul. Ministrante de Oficinas Literárias sobre o tema “Parteiras, Benzedeiras, Benzeduras. Dentro da área cultural, foi Secretária de Turismo de Mostardas, Assessora Cultural de Capivari do Sul e Igrejinha. Ex- Conselheira do Conselho de Cultura do Rio Grande do Sul, Assessora Cultural da FAMURS . Recebeu a Comenda Anita Garibaldi, da Maçonaria do Distrito Federal; Troféu Guri, da Rádio Gaúcha SAT; Troféu Melhores Mulheres, do Jornal do Comércio; Troféu Mulher Farroupilha RS e a Camélia de Ouro, da cidade italiana de Velletri, entre outras homenagens. Atualmente é Diretora do Instituto Estadual do Livro, órgão da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul. e-mail: elmasantana@hotmail.com
Elma Sant´Ana
Elma Sant´Ana nasceu em Triunfo/RS. É Geógrafa e Pós-Graduada em Ecologia Humana e Folclore. Autora de 30 livros publicados nas áreas de pesquisa de folclore, história, biografia, entre eles: “A Mulher na Guerra dos Farrapos”, “Menotti, o filho gaúcho de Anita e Garibaldi”, “Minha Amada Maria - Cartas dos Mucker”, “Garibaldi em São José do Norte – a luta pelo porto”, “Memórias de Zé Terra, o tropeiro do Litoral”, “Parteiras, Benzedeiras e Benzeduras”, “Don José Guasque”, “Triunfo na Linha do Tempo”, “Uma Visão de Mundo” depoimentos, biografia de João Fabrício de Morais”, entre outros. Idealizadora e presidente do Instituto Anita Garibaldi. Palestrante sobre a Cultura Gaúcha, em especial sobre a temática garibaldina. Conferencista sobre políticas públicas da cultura nos municípios do Rio Grande do Sul. Ministrante de Oficinas Literárias sobre o tema “Parteiras, Benzedeiras, Benzeduras”. Foi Patrona da Feira do Livro de Tramandaí (2007) e da Feira do Livro do Colégio Afonso Pena de Paraíso do Sul (2012). Na área cultural foi Secretária de Turismo de Mostardas, Assessora Cultural de Capivari do Sul e Igrejinha. Ex-Conselheira no Conselho de Cultura do Estado do RS, Assessora Cultural da FAMURS. Recebeu a Comenda Anita Garibaldi, da Maçonaria do Distrito Federal, Troféu Guri, da Rádio Gaúcha SAT, Troféu Melhores Mulheres, do Jornal do Comércio e a Camélia de Ouro, da cidade italiana de Velletri, entre outras homenagens. Foi diretora do Instituto Estadual do Livro em 2010, órgão da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul.
Elma Sant´Ana
Elma Sant´Ana nasceu no Vilarejo de Ponta Rasa, dentro do 3º distrito de Passo Raso, em Triunfo/RS. Filha de Gentil Pereira de Sant´Anna e Ilka Nunes de Sant´Anna também nascidos na Ponta Rasa. Seu avô paterno, Firmino Antônio de Sant´Anna, foi vereador da 1ª Câmara de Verea-dores de Triunfo em 1935, dissolvida em decorrência do Golpe de Estado em 1937. Sua avó materna, Antônia Nunes da Silva, professora, prestou serviços na Ilha Grande, na década de 20 e 30 do século passado. Em setembro de 1985, por ocasião dos festejos do Sesquicentenário da Revolução Farroupilha, foi homenageada em sua terra natal, a convite do Secre-tário Municipal Lauro Franco, do escritor Fernando de Castro Freitas, pelo artista plástico Vanius Olegário Triunfo, tradicio-nalistas do 3º distrito e comunidade. Elma é Geógrafa e Pós-Graduada em Ecologia Humana e em Folclore. Autora de 30 livros publicados nas áreas de pesquisa, folclore, história e biografia. Em 2012, escreveu o livro “Triunfo na Linha do Tempo”, ocasião em que conheceu Breno Ferreira dos Santos. Se encantou com sua história de vida, e retornou em 2013 para escrever este livro: “Os Triunfos de Breno”. E-mail: elmasantana@hotmail.com
ELMA SANT´ANA e JOÃO FABRÍCIO DE MORAIS
Elma Sant´Ana nasceu em Triunfo-RS. Vive entre Porto Alegre, Dinamarca, Groenlândia, Itália. É Geógrafa, Pós-Graduada em Ecologia Humana e Pós-Graduada em Folclore. Nos países acima, além de outros, tem apresentado estudos sobre as culturas gaúcha e brasileira, como na Sociedade Brasil-Dinamarca (Dansk-Brasiliansk-Selskab) com o tema Kvinderne-frapampaslandet (As Mulheres do Pampa) e no Convênio Histórico-Científico: “A Camélia na tradição botânica local, na memória escrita e oral do Brasil e na epopeia Garibaldina”, em Velletri, na Itália. É autora de 30 livros publicados nas áreas de pesquisa, folclore, história, biografia, entre eles: Menotti, o Garibaldi Brasileiro (traduzido para o idioma italiano), A Odisseia de Garibaldi no Capivari (com André Stolaruck), Minha Amada Maria - Cartas dos Mucker, Don José Guasque - Da Espanha dos Bourbon ao Brasil Imperial; República Farroupilha, Triunfo na Linha do Tempo, Diário de Uma Cavalgada, Os Cavaleiros da Paz no Pantanal (com Peter Damborg), Parteiras, Benzedeiras e Benzeduras. Palestrante e coordenadora de oficinas literárias sobre Cultura Popular. Cidadã Honorária de Mostardas-RS. Dentro da área cultural foi Secretária Municipal de Turismo de Mostardas, Assessora Cultural de Capivari do Sul e Igrejinha-RS, atuou no Conselho Estadual de Cultura, Assessora Cultural da FAMURS, Ex-Diretora do Instituto Estadual do Livro. É idealizadora e presidente do Instituto Anita Garibaldi – Porto Alegre. -------------------------------------------- Nasci em São Luiz Gonzaga, no dia 13 de outubro de 1923. Tirei o Curso Elementar no Grupo Escolar Senador Pinheiro Machado, em São Luiz Gonzaga. Depois fiz admissão em Cruz Alta, no Cristo Rei. Vim para Porto Alegre cursar o Ginásio que, naquela época, era de cinco anos, no Colégio Anchieta, na Rua Duque de Caxias. Após, ingressei no Banco do Brasil através de concurso. No Colégio Santanense fiz o Curso de Contador. Saído da agência de Santana do Livramento, estive em Porto Alegre, Jacarezinho, Mandaguari e Paranavaí. Quando voltei a Porto Alegre, já pensando em atividades sindicais e políticas, pensei da necessidade de cursar Advocacia. Passei no vestibular da UFRGS e formei-me na Faculdade de Direito em 1964. Eu pretendia atuar na política sindical e partidária, dado o grande corte que a revolução provocou nestas atividades, mas me vi na contingência de exercitar este diploma em atividade profissional. Não era o escopo para o qual eu havia frequentado a Faculdade. Exerci a advocacia, onde eu fui muito feliz, tendo trabalhado na desapropriação do Polo Petroquímico, fazendo eu me estabelecer com os armazéns no município de Triunfo, na atividade industrial. JOÃO FABRÍCIO
Eloisa Antunes Maciel
Eloisa Antunes Maciel é professora aposentada, havendo atuando nos três graus de ensino (desde o antigo primário ao ensino de nível superior). Nasceu no município gaúcho de Sant' Anna do Livramento, sendo radicada em Santa Maria (RS) há mais de 40 anos. Também escreve crônicas e contos, havendo obtido vários prêmios e participando de dezenas de antologias, no Estado e no País. Integra diversas entidades que congregam poetas e escritores, sendo membro efetivo da Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias (ABEPL). Sua motivação inicial para a poesia do gênero didático surgiu da necessidade de satisfazer interesses expressos por seus antigos alunos (do não menos antigo Curso Primário). Atualmente aposentada pela UFSM, dedica-se a atividades de caráter sócio-culturais e literárias.
Enio Albuquerque
O autor nasceu em Porto Alegre na terceira década do século XX. Passou sua infância e juventude na Cidade Baixa, bairro que se olhava nas margens do antigo traçado do Arroio Dilúvio que, então, passava sob os arcos da Ponte de Pedra, mandada construir pelo Conde de Caxias.
Alfabetizou-se em grupo escolar e completou sua formação no Colégio Júlio de Castilhos nos chamados ‘Anos Dourados’. Graduou-se em Medicina na UFRGS, em 1959.
Bibliófilo, ocupava suas poucas horas de ócio à leitura, vício que conserva até hoje.
Absorvido pela profissão não tinha tempo para escrever, coisa que só foi possível após a aposentadoria. Não se considera um escritor, apenas um escre-vinhador que tentou completar a tríade árvore, filho, livro antes de concluir seu ciclo de vida.
Eronilda Teixeira da Silva
Eronilda Teixeira da Silva mais conhecida por Nida é natural de Cachoeirinha/RS, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - ESEF, cursada como coreógrafa na França e como instrutora de Pilates em Porto Alegre. Fechou sua própria escola de dança e ginástica para trabalhar em companhias francesas de hoteleira como coreógrafa, viajando por todos os continentes. Viveu no México, em Cuba, em Guadalupe, em Bora Bora, em Bintan – Indonésia, na Turquia, na Tunísia, na França, no Marrocos. Poliglota, domina o espanhol, inglês e francês. Escreve em diários desde os 13 anos de idade. Casada com o espanhol Olivier Fernandez de La Rosa, tiveram 3 filhos, Enrique, Monyrre e Juan. De criação cristã e no momento, seguidora do espiritismo, acredita que Deus é único para todos. E que as religiões são necessárias para a humanidade. E que, cada indivíduo segue a sua crença conforme sua evolução espiritual.
Evandro Carneiro e Luciano Dorneles
Luciano Panta Dorneles e Evandro Carneiro Rodrigues, nesta ordem, são dois jovens Médiuns de 25 e 24 anos: Há muito vêm dedicando suas vidas à causa da Doutrina Espírita, num trabalho zeloso, na grande Porto Alegre/RS. Afora o amor que dedicam a esta divina obra ensinada por Jesus e codificada por Alan Kardec – auxiliam no melhora-mento de encarnados – como seres terrenos. Profissionalmente zelam pela saúde, na área da enfermagem, desenvolvendo cuidados em hospitais da região. Na seara espírita realizam, com a ajuda de seus pares, dedicado trabalho no Círculo Espírita Francisco de Assis. O lema da entidade explica tamanha benevo-lência, pelas palavras do Ir. Mattias: "Esta casa é uma árvore de caridade. Para apanhar seus frutos é necessário trazer a fé." Neste local, com fraterno amor, apesar das dificuldades materiais, recebem muitas famílias carentes, as quais são acolhidas para os cuidados espirituais; após, todas sentam à mesa para as necessárias refeições. Assim, para darem sequência a essa responsabilidade espiritual, os Médiuns receberam do espírito iluminado Irmão Alcino a presente obra Amar ao invés de sofrer.
Evanise Gonçalves Bossle
Evanise Gonçalves Bossle nasceu em Caxias do Sul. Tem Licenciatura Plena em Letras e Especialização em Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências e Letra de Osório. FACOS. Participou da Antologia de Poemas “Rosa dos Ventos/ Roda de Versos”, em Passos–MG, com os poemas “Pensamento” e “A Razão”. Recebeu “Menção Honrosa” no V Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães (Setembro de 1997). Recebeu “Menção Honrosa”, no concurso literário concedido pela Casa do Poeta Rio-Grandense, com o poema “Tempos do Sem Fim”. Participou da Coletânea 1998, da Associação Artística e Literária “A Palavra do Século XXI” de Cruz Alta/RS com o conto “O Retorno”. Recebeu Diploma na categoria “Destaque” no XIX Concurso Nacional de Poesias promovido pela Revista Brasília ( Brasília, julho de 1998) e na Categoria “Destaque Especial” para a Composição de Texto, na Olimpíada Cultural - 500 Anos de Língua Portuguesa no Brasil, em Barra Bonita, outubro de 1999. Em 2006 lançou o livro de poemas Ícones do Tempo pela Editora Alcance de Porto Alegre /RS. É membro da Academia de Escritores do Litoral Norte na qual participou das Antologias I,II,III e IV.
 
 
 

 
Editora Alcance LTDA Fones         Facebook
Rua Bororó, 5 - Vila Assunção Claro: (51) 99103 - 3566 Flickr
Porto Alegre - RS OI: (51) 98537-0000 Formspring me
CEP: 91900-540 Tim: (51) 98233-7038 Nova rede social em breve
E-mail: rossyr@editoraalcance.com.br Vivo: (51) 99669-0908 Twitter
  (51) 98535-3970 whatsapp You Tube
     
Área Restrita    E-mail Suporte T.I Alcance